Histórico do CAL

O Departamento de Ciência e Tecnologia de foi criado em 1970, inicialmente com o nome de Fármacos Alimentos. Em 1973 foi criada a opção Tecnologia de Alimentos para o curso de Farmácia e Bioquímica, do Centro Biomédico, quando recebeu seu atual nome. CAL

Em maio de 1979, com a aprovação do Estatuto da Universidade Federal de Santa Catarina, o CAL, como é chamado por todos, passou a integrar o Centro de Ciência Agrárias, com a incumbência de ministrar disciplinas para os cursos de Agronomia e Farmácia e Bioquímica. Posteriormente passou dar sua contribuição também aos cursos de Nutrição (CCS) e Engenharia de Alimentos (CTC).

Desde o planejamento institucional realizado em 1993, o CAL vem orientando suas atividades, disciplinas e projetos de pesquisa e extensão para integrar a graduação e pós-graduação, procurando aumentar a qualidade do ensino através de uma interação entre técnicas e conhecimentos tradicionais e as novas tecnologias. Além disso, o CAL tem expressado sua preocupação com a gestão ambiental, procurando desenvolver pesquisa de ponta, além do desenvolvimento de novos produtos.

Atualmente, o CAL conta com 19 laboratórios de ensino que atendem às disciplinas de oito cursos de graduação, além das disclipinas do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos, sob coordenação deste departamento.

Os cursos de graduação atendidos pelo CAL são:

Agronomia

Engenharia de Alimentos

Engenharia de Aquicultura

Farmácia

Nutrição

Química

Zootecnia e

Ciência e Tecnologia de Alimentos, sob Coordenação deste Departamento, criado em 2009, formou sua primeira turma em 2013.2 e em fevereiro de 2014 passou por avaliação de reconhecimento do MEC, tendo recebido conceito 4.